Reabertura da Av. Rio Branco altera itinerário de 180 linhas de ônibus

Mudanças começam a ser implantadas neste sábado (14). VLT será inaugurado no dia 22 de maio.

 

A partir deste sábado (14), 180 linhas de ônibus – sendo 139 municipais e 41 intermunicipais – terão seus trajetos alterados no Centro do Rio. As mudanças fazem parte da nova circulação viária na região com a reabertura do trecho interditado da Avenida Rio Branco para implantação do VLT Carioca. As alterações de todas as linhas podem ser conferidas no site da Secretaria Municipal de Transportes.

Com as mudanças, acaba a restrição de circulação de carros na Avenida Rio Branco. No trecho entre a Presidente Vargas e Nilo Peçanha, duas faixas da via ficam liberadas para a circulação de automóveis, enquanto que a terceira faixa será de uso exclusivo das linhas de ônibus troncais: Troncal 1, Troncal 3, Troncal 5, 011 e 422.

s carros que trafegarem pela Avenida Rio Branco não poderão entrar na Rua Buenos Aires, pois, para acessar a via, os veículos cruzariam a faixa exclusiva, o que não será permitido. Táxis também estão impedidos de circular na faixa, bem como está proibido parar para embarque e desembarque de passageiros.

Mapa mostra alterações no trânsito com reabertura de trecho da Avenida Rio Branco, Rio (Foto: Secretaria Municipal de Transportes/Divulgação)Mapa mostra alterações no trânsito com reabertura de trecho da Avenida Rio Branco, Rio (Foto: Secretaria Municipal de Transportes/Divulgação)

Outras mudanças estão previstas no Centro do Rio para inauguração do VLT. As ruas da Carioca, da Assembleia e um trecho da Avenida Nilo Peçanha terão o sentido invertido (Praça Tiradentes em direção a Avenida Presidente Antônio Carlos). Já a Avenida República do Paraguai volta a ter mão dupla. As ruas Araújo Porto Alegre e Evaristo da Veiga, por sua vez, terão tráfego invertido para permitir o acesso à Praça Tiradentes. Além disso, a Rua Silva Jardim também terá o tráfego invertido.

De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, para orientar os passageiros sobre as mudanças nos itinerários dos ônibus no Centro, agentes da Concessionária do VLT Carioca distribuem panfletos desde a tarde de quinta-feira (12/5), com as informações sobre os novos trajetos das linhas e pontos finais. As informações sobre as mudanças também estão disponíveis na internet.

Reabertura da Av. Rio Branco altera itinerário de ônibus no Centro do Rio (Foto: Secretaria Municipal de Transportes/Divulgação)
Panfletos informando sobre as mudanças nas linhas de ônibus estão sendo distribuídos por agentes de trânsito no Centro do Rio (Foto: Secretaria Municipal de Transportes/Divulgação)

A concessionária disponibilizou 126 agentes e 4 supervisores para a divulgação, que será realizada diariamente das 5h às 20h.

 

Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2016/05/reabertura-da-av-rio-branco-altera-itinerario-de-180-linhas-de-onibus.html